Hoje a maior concentração de possíveis clientes está nas redes sociais. Cada um com seu público em particular, mas que todos podem se tornar grandes compradores de seus produtos.
Como hoje existe uma infinidade de redes sociais o processo manual de produção de material e conteúdo seria lento e inviável. Por isso que uma ferramenta de automação de MKT precisa:
- Gerenciar e programar cada postagem em determinada rede social;
- Administrar o comportamento do público em suas postagens, ou seja, número de curtidas, compartilhamentos, além dos comentários, positivos e negativos;
- Armazenar os dados referentes ao número de cliques que foram atraídos por cada mídia social;
- Diagnosticar e armazenar toda forma de manifestação de possíveis interessados em cada rede social, uma vez que todo dado pode ser trabalhado e convertido em venda efetiva.
Além de todo o trabalho com as redes sociais a automação de MKT pode fazer um trabalho interessante e produtivo com os e-mails. Por isso um bom software precisa contar com o gerenciamento de e-mail em seus recursos.
Com essa ferramenta adequadamente funcionando é possível agendar disparos de campanhas de e-mail marketing com material diferenciado buscando atrair a atenção de um possível cliente.
Muito importante é tornar essa comunicação a mais pessoal possível. No e-mail deve conter o nome da pessoa, empresa que ele representa e outros dados pertinentes, passando uma energia amigável tornando o cliente o centro das atenções.
Finalmente a geração de leads é parte importante de qualquer automação de marketing porque é desse primeiro contato que saíram as vendas em um segundo momento.
Para a captura de leads é interessante que a página conte com um CTA eficiente. CTA significa call to action que é uma estratégia onde as chamadas para ação levam o cliente a realizar algo de nosso interesse. O CTA pode estar na forma de uma mensagem, imagem ou mesmo um botão criado exclusivamente para isso.
Como acompanhamos o processo de automação facilita muito o trabalho do setor de marketing, principalmente na administração de grandes volumes de dados.
Se você conhece outra ferramenta tão interessante quanto à automação de MKT deixe sua mensagem.