Branding

Brand Lovers – Quem são e como conquistá-los

17 de abril de 2020

No mundo do marketing, brand lovers se tornou um tipo de medida para descobrir a satisfação do cliente. É quando o amor pela marca vai além da preferência pelo produto ou desejo de aquisição do material, e é construída uma relação de afeto e confiança entre o cliente e a empresa.

O que são brand lovers?

Sempre que visitarmos qualquer página da Netflix Brasil, por exemplo, veremos uma relação estreita entre os usuários e a empresa. As respostas feitas de modo direto atingem carinhosamente o público, além de fazê-los se sentir notados e como se estivessem falando com um amigo.

Assim, percebemos um número cada vez maior de pessoas que jamais trocariam a Netflix por outro serviço de stream, pois se sentem em uma relação de amor longa e duradoura com a marca.

É notório o número de usuários que, além de serem devotados à marca, à defende com ferro e fogo, fazendo com que a outra pessoa, aquela que não tem conta cadastrada, se sinta deslocada. A empresa se quer precisa se preocupar em levar seu nome muito longe após lançar uma nova série ou filme, quando os brandlovers cuidam da divulgação por conta própria.

Para exemplificar ainda mais, temos os fãs assíduos de uma determinada marca de fast foods ou restaurantes, que fazem a divulgação de sua total satisfação para com o atendimento, excelente comida e pessoal incrível.

O impacto de brands lovers em sua marca

Sempre que um cliente fala bem da sua marca e passa a recomendá-la por aí, se torna um marketing de conteúdo indireto e com resultados orgânicos.

Também é perceptível o aumento do engajamento de sua empresa nas redes sociais, ganhando melhores posicionamentos no Google, acelerando a venda daquele produto divulgado.

Conquiste Brands lovers para sua empresa

Estude o público que deseja alcançar e descubra o que lhes inspira. Quando pessoas se sentem inspiradas, automaticamente elas sentem desejo de mostrar o motivo de suas inspirações para outras pessoas.

Use redes sociais, marketing de conteúdo e anúncios para gerar proximidade com o público desejado, mas faça de modo que o cliente se sinta próximo da marca como se estivessem conversando juntos como se fossem velhos amigos.

Interaja com seu público! Responda o maior número que conseguir da melhor forma que puder e sempre com alguma identidade de modo de resposta, criando reconhecimento de marca.

E por fim, mas não menos importante, trabalhe na identificação do público com a marca. Descubra o que você produz e que representa a sua empresa, mas que pode ser visto ou traduzido no quotidiano de cada pessoa que poderia acessar o seu produto. Use recursos como vídeos, lives, banners estáticos… O importante é que elas se sintam representadas e se identifiquem.

Perceba os brand lovers de sua marca

Perceber e reconhecer seus brands lovers, além de presenteá-los de alguma forma, é um jeito simples para conquistá-los ainda mais. Lembre-se: Eles divulgarão sua marca simplesmente por amarem o seu produto, então retribua de alguma forma.

As pessoas gostam de ser reconhecidas pelo que fazem, de sentirem que fizeram algo de útil e de perceberem que, aquilo que faziam por hobby, pode se tornar algo de valor agregado.

Pessoas gostam de ganhar recompensas por metas batidas, mesmo que não soubessem que havia uma meta a ser batida, e quando batem, quando são recompensadas por essas conquistas, elas divulgam mais e divulgam sua felicidade junto com a marca. Por isso, lhes dê mais atenção sempre e quando possível.

Quais são as vantagens de ter conteúdo feito por brands lovers?

 

Atualmente, tudo que é comprado ou acessado é pesquisado sobre o que outros clientes acharam antes, além de quererem saber mais detalhes que não coube no anúncio. Os reviews de celulares, tablets e notebooks possuem um grande alcance justamente porque o novo consumidor quer saber do que se trata o produto e se ele é mesmo o que a empresa prometeu entregar.

Quando brands lovers fazem seus próprios reviews daquele item ou produto em questão, ele sempre terá mais sinceridade, saberá ressaltar os pontos positivos e minimizar os pontos negativos como um verdadeiro vendedor faz.

O brand lover conhece o produto, sabe para quem ele é destinado, usou o produto e atesta sua qualidade sem que ninguém precise perguntar. Devido a isso, seus reviews costumam ser mais espontâneos e conversar com o cliente.

Destaque-se dos concorrentes!

Quanto mais pessoas estiverem falando apaixonadamente da sua marca, mais sua empresa sairá na frente nas pesquisas, nos resultados de satisfação e até nas indicações.

Esse tipo de divulgação voluntária era utilizado antigamente e até hoje obtém grandes resultados, e isso é visível quando vemos youtuber divulgando algumas marcas em seus canais usando o método Brands Lovers. Com essa divulgação massiva, os anúncios da empresa ganham proporções não esperadas e viraliza facilmente na internet.

Não tenha clientes, tenha Brands Lovers!

Clientes podem ser passageiros e não voltarem mais, podem facilmente esquecer os seus produtos, inclusive. Por isso, é importante criar um planejamento de marketing forte e pensado na construção de pessoas apaixonadas por sua marca.