Digital, Vendas

Experiência do Usuário (07 Pilares do Consumidor)

17 de abril de 2020

Para trabalhar com público e atrair consumidores é necessário entender que os consumidores atuais são muito diferentes dos consumidores de décadas atrás.

Eles sabem que possuem o mundo em suas mãos, pois através da internet podem se conectar com várias empresas em qualquer parte do mundo, podem buscar o que querem e pesquisar preços e informações ao alcance de um clique. Eles também trocam ideias e procuram saber o que outros consumidores pensam.

Este acesso à informação faz com que as pessoas sejam muito mais exigentes e querem não apenas consumir, mas ter uma experiência completa.

As pessoas passam muito tempo online e cada vez mais procuram por formas de se informar e interagir com as marcas e empresas. E a experiência do usuário dentro da internet faz toda diferença para atrair e manter mais consumidores.

O que é a experiência do usuário?

A experiência do usuário diz respeito a como a pessoa se sente ao navegar pelo seu site, blog, aplicativo ou perfil da internet. Vai muito além da facilidade de acesso ou a eficiência do site, mas tem muito a ver com o componente emocional.

Na era digital, esta experiência é muito importante para que o usuário tenha uma boa impressão da marca ou da empresa, provocando sentimentos positivos nas pessoas e trazendo elas mais perto de você.

Investir em uma boa experiência do usuário é uma ótima estratégia de marketing digital e é fundamental para o usuário se torne um cliente e o cliente se torne um parceiro.

 

Fatores que influenciam na experiência do usuário

Existem alguns fatores que influenciam na experiência do usuário ao visitar uma página, aplicativo ou perfil da web. Alguns têm maior ou menor influência na experiência global que as pessoas têm. São eles:

  • Rapidez: a velocidade de carregamento de uma página tem muita influencia na forma como o usuário se sente a respeito daquele site. Na grande maioria dos casos, os usuários abandonam precocemente páginas ou aplicativos que trabalham de forma muito lenta. Por isso, é importante trabalhara para que o tempo de resposta e de carregamento de sua página seja aceitável.
  • Layout: Um layout organizado, bem estruturado e planejado para satisfazer as necessidades dos usuários é muito importante. Utilizar as cores e forma correta e ter uma página limpa e bonita também conta muitos pontos, já que somos seres visuais e atraídos pela beleza e organização.
  • Conteúdo: o conteúdo também é outro ponto importante e que complementa muito o layout e a velocidade. De nada adianta uma página bem estruturada e bonita se não tiver conteúdo. Investir em um bom conteúdo, com informações de qualidade e relevantes para o seu público é capaz de atrair os usuários e melhorara a sua experiência em vários sentidos.

Outros fatores também podem ter grande influência como a usabilidade, que é a facilidade de uso de uma página ou aplicativo. Os fluxos de interação, ou os caminhos que o usuário precisa percorrer para encontrara a informação que deseja também são fatores de destaque.

 

Como a experiência do usuário está ligada dos 7 pilares do consumidor

A experiência do usuário online pode ser relacionada diretamente com a experiência do seu consumidor ao ter contato com a sua empresa. Oferecer uma boa experiência online favorece muito a sua marca e deve ser utilizada como uma parte de uma estratégia de fornecer uma ótima experiência de consumo.

Para avaliar a experiência do consumidor é preciso sempre entender o que o consumidor quer e o que ele precisa. Para saber isso, é preciso avaliar alguns pontos como a visão do cliente, quais são os pontos de contato do cliente com a empresa e os sentimentos de cada momento de consumo.

Para desenvolver experiências positivas para os seus consumidores, além de entender suas necessidades, é preciso focar nos 7 pilares da experiência do consumidor:

  • Consumidor no centro: ele deve ser o foco principal do seu negócio, a todo o momento. Não perca o foco no seu cliente. Procure escutar sua opinião e estimular a sua participação e a interação com a marca.
  • Inovação: tenha uma visão de longo prazo, pense sempre no que o seu cliente pode precisar no futuro e procure se antecipar as suas necessidades. Seja inovador, não apenas nos produtos, mas na forma de se relacionar com seu consumidor.
  • Mentalidade de startup: tenha agilidade na resolução de problemas e seja proativo.
  • Omnichannel: independente do canal que o consumidor usa para se relacionar com a empresa, ele sempre enxerga uma marca única.
  • Resultados: entregar resultados para o consumidor gerar valor e promove uma visibilidade e uma maior autoridade para a empresa e a marca.
  • Engajamento: a empresa ter em sua cultura o propósito de fazer o melhor pelo consumidor
  • Experiência Fluida: a experiência do consumidor precisa ser leve, ágil e sem problemas.

Ter uma boa experiência de usuário na web vai de encontro com todos os pilares da experiência do consumidor, pois assim faz parte de dar ao consumidor da era digital o que ele quer e precisa e ainda pode ajudar a melhorar inda mais a experiência do consumidor

Uma boa experiência de usuário faz com que o consumidor se sinta valorizado estimula a interação e leva em consideração a opinião do cliente e propõe uma maneira inovadora de ser relacionar com o cliente.

Quando o consumidor tem uma experiência positiva online, ele tem uma boa visão da empresa e da marca, o que favorece a identidade da empresa não só no mundo virtual, mas também no mundo físico. Desta forma, gera-se valor para o cliente através de resultados de uma navegação e de uma experiência de consumo fluida e ágil.

Por estas razões, é importante fornecer aos usuários online uma boa experiência de navegação e acesso, como parte de uma estratégia de marketing digital integrado a uma experiência de consumo de lato nível.

 

 

 

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