Digital

O novo consumidor (+ digital + exigente)

07 de abril de 2020

Para melhorar suas vendas e manter um bom fluxo de negócios é preciso estar atento e se adaptar às mudanças dos mercados e aos novos tempos sempre. E nas relações comerciais atuais, nada mudou tanto quanto o próprio consumidor.

Os clientes de hoje estão muito diferentes dos de décadas atrás. Diante de um mundo cada vez mais digital, os consumidores sabem que a internet é uma arma poderosa para ter informações e para adquirir o que se deseja.

Eles estão muito mais reativos, informados e exigentes e conhecem muito bem seu valor para as empresas.

As mudanças no comportamento e no perfil do consumidor exigem que as empresas se adaptem de forma rápida e eficaz, para que possam sobreviver nos mercados atuais. Por isso, conheça mais sobre o perfil do novo consumidor e saiba como se posicionar para atraí-lo.

A cara do novo consumidor

Para traçar um perfil do consumidor atual, é preciso lembrar que a internet é uma realidade em todos os lugares e não podemos mais imaginar nossa vida sem está maravilhosa janela para o mundo.

E mais, o advento dos smartphones disseminou ainda mais o acesso à internet, possibilitando ficar online em qualquer lugar. No Brasil, os acessos à internet através de smartphones já superam e muito os acessos realizados por outras tecnologias (desktop, notebooks e tablets).

Isso deu aos consumidores mais informação do que ele jamais teve, com a possibilidade de pesquisar produtos diferenciados, comparar preços entre lojas, baixar manuais de produtos, comprar itens mais variados, tanto no Brasil quanto no exterior. Todo esse mundo está disponível na palma de suas mãos.

E como informação é poder, o consumidor está mais ciente de seu poder e da sua influência junto às empresas. Ele é muito mais exigente, e não se deixa iludir ou enganar com facilidade.

Mas também quer ter usa voz ouvida e interage fortemente com as empresas. São pessoas muito mais críticas e reativas, que estão atentas aos lançamentos de produtos, as mudanças de mercado e a tudo o que as empresas fazem, expressando-se a respeito disso, assim como se expressam sobre política, economia ou sobre os acontecimentos da atualidade.

E se engana quem pensa que o grupo de consumidores da era digital composto apenas pelos jovens e descolados. Este novo perfil de consumidores engloba muitas idades e grupos sociais. É uma tendência que em se espalhando rapidamente e acompanha a democratização do acesso à internet e às redes sociais.

Por isso, sempre tenha em mente que as características do novo consumidor da era digital são compartilhadas por vários nichos e público-alvo.

 

Multicanais

As pessoas já estão acostumadas a utilizarem múltiplas plataformas para se comunicar e buscar o que precisam. Seja via site, e-mail, aplicativos, redes sociais ou lojas físicas o consumidor não tem o menor preconceito.

Por isso as marcas também precisam estar preparadas para se comunicar com o consumidor por meio de múltiplos canais e forma e estabelecer contato de várias maneiras possíveis. Este é o mínimo que o consumidor espera: que uma empresa ofereça formas diversas de comunicação e acesso.

Além disso, é preciso inovar e surpreender, trazendo formas de interação e comunicação inovadoras e visionárias, que saiam do lugar comum. Esse tipo de comunicação faz muito sentido para os novos consumidores.

 

Exigência elevada e expectativas por boas experiências

Outra característica do consumidor da era digital é o alto nível de exigência. Ele sabe o seu valor para as empresas e mercas e quer receber atenção e atendimento a altura. Ele também está mais exigente com a qualidade, preço e condições comerciais, pois sabe que sempre pode encontrar um concorrente a altura na web.

Ele também quer ter uma ótima experiência de compra, onde a empresa entregue não somente o produto, mas um bom atendimento, uma entrega rápida, preço competitivo e além de tudo, satisfação.

Satisfação com o ato de comprar, com a navegação no site, com a visita a loja virtual, com a recepção na loja física. E o consumidor vai deixar bem claro quando esta satisfação não ocorrer, seja reduzindo o tempo de aceso ao site, seja reclamando na internet.

As empresas devem estar preparadas para oferecer o pacote completo e se esforçar apara entregar uma ótima experiência de compra. Dessa forma, o cliente se tornará um parceiro, e irá endossar as empresas através de recomendações e curtidas.

 

Influenciados pelo valor e pela sustentabilidade

O preço continua importando, mas o novo consumidor também se importa com o valor que a marca oferece. Ele quer produtos alinhados com suas convicções e que tragam novas perspectivas de utilização.

Ele está propenso a divulgar marcas que tenham valores, projetos e ideais com os quais se identifiquem e que também geram valor para o consumidor através de seus produtos.

Produtos com pegada sustentável e que sejam preocupados com a ética do trabalho e com o meio ambiente também tem muito valor para estes consumidores, que são muito mais politizados. Eles também valorizam soluções inovadoras e que facilitem a vida.

Empresas que são focadas em uma missão sólida e que trazem um novo olhar para o consumidor conseguem uma maior visibilidade apoiada por este público, além destes fatores serem fortes decisores de compra.

 

Interação elevada com as marcas

A novo consumidor busca a interação com a marca através de várias formas. E ele quer que sua voz seja ouvida e costuma estar em contato com as empresas sempre, não apenas no momento da compra, mas interagindo e mantendo um relacionamento.

Ter canais de interação e comunicação com o público é fundamental para as empresas que querem conquistas os novos consumidores. E não só disponibilizar estes canais, mas interagir com o público e dar a eles o relacionamento que eles esperam.

Estar disponível a questionamento e críticas e estabelecer um relacionamento diferenciado com o consumidor é uma ótima estratégia para encantar os consumidores atuais, por isso, invista nestes pontos.

Continue em nosso site e tenha mais informações que podem te ajudar a melhorar suas vendas. E siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.